ecomizar gastos na logistica empresas

4 maneiras para economizar gastos na logística da sua empresa

Com um mercado tão dinâmico e voraz enfrentado pelas empresas hoje, reduzir custos é essencial para uma maior competitividade e crescimento de seu negócio. Os clientes estão cada vez mais exigentes e o preço pode ser muitas vezes o diferencial de seu produto. Se você quer reduzir custos, é necessário antes de mais nada um planejamento financeiro e se ater aos gastos desnecessários e desperdícios durante o processo de produção. Os gastos com transporte nunca é pouco e reduzi-lo é bem-vindo. Quer descobrir maneiras de economizar gastos na logística da sua empresa? Separamos 4 que farão diferença, confira.

Para economizar gastos na logística:

1) Monitoramento GPS em tempo real

Essa é uma maneira básica de saber onde e como seus veículos estão gastando seu dinheiro. Não é raro ver funcionários que transformam os carros da empresa em um veículo próprio, usando-o para fins pessoais. Com programas de GPS modernos, você terá os dados de todos os veículos em circulação. Dessa forma, você terá à sua disposição as informações do transporte, a posição em que os carros se encontram e o controle do uso em período inativo. Em alguns casos, é possível diminuir em até 80% do tempo ocioso, 15% da quilometragem e 8% da despesa com combustível.

2) Ganhe mais fazendo menos viagens

Preste atenção no número de vezes que você entrega mercadorias numa mesma região ou para um mesmo cliente. Se seu veículo tem que transitar numa mesma área diversas vezes por semana, você pode negociar para ir menos vezes e, com a economia que fizer, oferecer bons descontos em seu produto. Isso irá favorecer ambos, pois mesmo reduzindo seu preço, você vai reduzir também seus gastos e poderá até vender mais. É uma situação na qual todos saem ganhando.

3) Treinamento da equipe

Treine o time responsável pela logística de sua empresa para que adotem hábitos benéficos e econômicos nos processos do trabalho. Capacite-os para lidar com as novas ferramentas tecnológicas e formas de colaboração entre a equipe. Quando a empresa possui uma frota, os motoristas podem aprender atitudes preventivas que geram mais contenção de gastos do que parece, como aprender a hora certa de ligar e desligar os veículos e não acelerar demasiadamente ou frear bruscamente. Tudo isso pode gerar grande economia em peças e combustível.  Treinar seus funcionários fará toda a diferença no serviço que eles prestam e só traz benefícios para seu empreendimento, sendo um mecanismo eficaz para seu desenvolvimento empresarial.

4) Contrate motoboys autônomos de confiança

Essa possivelmente é a maneira mais fácil de ter um serviço eficaz e com um preço bom. As vantagens são enormes. Por exemplo, se você tem um aumento na demanda de entregas, os motoboys autônomos estarão prontos para comportar o aumento no volume de transportes. Caso você mesmo o faça, terá que contratar funcionários, o que é sempre mais caro. O motoboy autônomo de confiança dispensa gastos com treinamento e é o proprietário do veículo, o que implica que a responsabilidade com a manutenção e impostos seja dele. Se desejar uma opção prática, ágil e econômica, conheça a primeira ferramenta online de busca e agendamento de motoboys autônomos.

A logística é parte fundamental para muitas empresa, o que exige estar atento para onde o dinheiro vai. Seguindo essas dicas, com certeza você irá economizar gastos na logística de sua empresa.  Deixe seus comentários e dúvidas abaixo e responderemos sempre. Até mais!
by Motoboy SP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *