Atendimento Diferenciado: Dicas para sua Empresa de Entregas oferecer um serviço único

O mercado de entregas exige muito comprometimento e paixão pelo que se faz. Como essa é uma área que está em constante crescimento, a competição entre as empresas de entrega — para oferecer o melhor serviço e preço — está cada vez mais acirrada. É por isso que hoje, mais do que nunca,  o atendimento diferenciado pode ser a “cereja do bolo” em seu negócio.

Se você pensa em aprimorar o seu serviço de entregas, dê muita atenção ao atendimento do motoboy e de seus atendentes. Para fidelizar seus clientes, é preciso que eles tenham sempre boas lembranças de sua empresa cada vez que necessitarem do serviço.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para que o seu negócio seja mais requisitado e, assim, se destaque no mercado, aumentando seu lucro. A partir das nossas dicas, você vai conseguir montar ou ampliar sua carteira de clientes. Portanto, vamos conhecê-las?

Atendimento Diferenciado: dicas para sua Empresa de Entregas oferecer um serviço único

Profissionalização

A primeira preocupação da sua empresa de entregas deve ser de garantir a profissionalização dos motoboys. Um curso de motofretista, além de em muitos casos ser obrigatório, faz com que eles conheçam um pouco mais sobre a profissão, os desafios e o tipo de atividades desenvolvidas. Eles aprendem pontos fundamentais como:

  • conhecer as características do serviço que realizam;
  • lidar com situações caóticas e rotina estressante;
  • manter uma direção preventiva e evitar acidentes.

Mais que isso, exigir que seus motoboys atuem dentro da legalidade indica a eles a seriedade de sua empresa. Eles vão estar cientes do peso de sua responsabilidade, da necessidade de respeitar as leis de trânsito e utilizar os equipamentos obrigatórios de segurança, estipulados pela prefeitura.

Sua empresa, como contratante, precisa reiterar as boas práticas no trânsito e a importância de ser paciente, além de estipular condutas necessárias para evitar acidentes, multas e complicações para o serviço de entrega.

O mesmo vale para os eventuais problemas mecânicos. A necessidade de reparos e manutenções regulares precisa ser comunicada à empresa. O motoboy deve estar ciente que, em vez de tentar encontrar a solução ou pilotar com a moto defeituosa, ele tem que levá-la imediatamente a um serviço mecânico. A segurança precisa ser prioridade em qualquer momento.

Mantendo a sua “ficha limpa”, o motoboy consegue passar mais confiança e credibilidade aos clientes, fidelizando-os. Assim, a empresa se destaca frente àquelas que não se preocupam em oferecer um serviço mais seguro.

Utilize uma plataforma de automatização de operações

Em uma plataforma que automatiza as entregas, seus clientes fazem os orçamentos e pedidos online e alcançam diretamente os motoboys mais próximos do local do serviço. O tempo necessário para iniciar um serviço cai para metade, e isso é apenas um exemplo de tantos outros de como a tecnologia moderniza suas operações e aumenta fortemente sua competitividade.

Esse tipo de sistema controla as entregas, indicando a ordem de prioridade de atuação entre os profissionais, registrando sua rota e acompanhando seu posicionamento.

A tecnologia é a oportunidade de otimizar sua gestão e operação e atingir um atendimento diferenciado que fará com que seus clientes não queiram saber da oferta de nenhum concorrente.

Esse tipo de sistema controla as entregas, indicando a ordem de prioridade de atuação entre os profissionais, registrando sua rota e acompanhando seu posicionamento. Esse atendimento diferenciado visa as entregas mais rápidas, mais baratas, mais controladas e mais registradas para o cliente final.

É um nível de qualidade totalmente novo em serviço de entregas rápidas.

E como estamos falando de tecnologia, uma forma de atrair os clientes é oferecer um método de pagamento inovador. Como, por exemplo, automatizar as cobranças, enviando-lhes os custos do frete e a descrição da encomenda. Isso confere mais credibilidade e transparência à sua empresa.

Tenha atendimento 24 horas

Se o objetivo é fidelizar os clientes e se destacar no mercado, é importante oferecer serviços que outras empresas de entrega não disponibilizam como, por exemplo, o atendimento 24 horas. Essa é uma atividade diferenciada e que pode promover destaque. Com isso, consegue expandir sua flexibilidade de horário.

Quando o cliente percebe que pode contar com você a qualquer hora do dia — inclusive, para entregas nas madrugadas — ele se torna predisposto a solicitar seus serviços novamente e indicá-los a seus conhecidos, pela qualidade do atendimento e pelo comprometimento com a segurança da entrega.

É vital, nessas horas, além de disponibilizar a entrega 24 horas, garantir que a encomenda chegue em ótimo estado, sem nenhum arranhão e sem ter sido danificada. O importante é que você conquiste o cliente com um atendimento de qualidade e um serviço diferenciado. Ao ganhar sua valiosa confiança, você já terá se destacado.

Além disso, esse atendimento 24 horas também tem a ver com a entrega nos fins de semana e feriado, por exemplo.

Disponibilize novos canais de atendimento

Outra dica essencial é disponibilizar novos canais de atendimento para que tanto a empresa, motoboy e o cliente possam entrar em contato prontamente, facilitando ao máximo a comunicação com todos os envolvidos. O atendimento online, com chats, mídias sociais ou até utilizando o aplicativo WhatsApp são ferramentas que você deve utilizar para ter um atendimento diferenciado. Imagine o impacto positivo diante de um novo cliente, ao:

  • comunicar o tempo que falta para que o motoboy chegue ao destino;
  • informar — caso seja questionado — sobre sua posição;
  • avisar ao cliente sobre qualquer imprevisto que surgir durante a entrega.

Outro meio de comunicação eficaz é o e-mail. A empresa de motoboys pode enviar ao cliente o estado da entrega e realizar uma pesquisa de satisfação em relação a própria entrega. No e-mail e nas mídias sociais poderão ser lançadas campanhas de marketing para conquistar o público-alvo e atraí-lo para conhecer a sua empresa e o serviço que é oferecido.

Ao diversificar os canais de comunicação, você expande o seu alcance a eventuais clientes. Mas, esteja atento: essa comunicação precisa ser clara, eficiente, educada e sem erros de português, especialmente quando feita por escrito.

Aprimorar os serviços de entrega da sua empresa é fundamental para mostrar continuamente seu valor aos clientes. Ao fazer isso, você garante maior estabilidade e destaque.

E acima de tudo, atitude positiva do motoboy e atendentes

O atendimento faz toda diferença. O trabalho do entregador não se trata de apenas pilotar uma motocicleta e entregar suas encomendas: é preciso mais que isso.

Há qualidades que os motoboy e os atendentes devem ter para garantir sua própria segurança, a integridade da encomenda e o cumprimento do serviço. E as empresas de entrega devem se atentar a elas, para orientar constantemente seu pessoal. Entre as principais, estão:

  • comprometimento;
  • responsabilidade;
  • dedicação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *