Atendimento Telefônico Virtual: por que ele é o melhor?

Em nossa prática no mercado de tecnologia para entregas rápidas, descobrimos a muito tempo que o atendimento por telefone tradicional pode consumir um tempo precioso de sua equipe, quando comparado ao atendimento telefônico virtual.

Administrar ao mesmo tempo diversas chamadas, todas com um grande número de informações e detalhes, não é uma tarefa fácil. Atendendo pelo telefone fixo tradicional, você não tem acesso a várias das funções que somente um atendimento telefônico virtual oferece.

O atendimento telefônico virtual, em geral feito com tecnologias conhecidas como telefonia VOIP, possibilita enviar e receber ligações diretamente do computador. Esta ferramenta tem se encaixado melhor para o tipo de rotina agitada de muitas empresas, entre outros motivos, pela economia e facilidade em acessar dados do cliente.

Se está pensando em melhorar o atendimento para seus clientes e aumentar a produtividade de seus funcionários, veja a seguir as vantagens de migrar para o atendimento telefônico virtual.

Indicadores de atendimento

Analisar a qualidade do atendimento por telefone sem uma solução digital é algo muito difícil. Com falta de informações importantes e sem receber avaliações dos clientes, fica complicado entender onde precisa melhorar o seu atendimento.

O atendimento telefônico virtual favorece a análise de conversas através dos indicadores de atendimento próprios da ferramenta. Por exemplo, algumas telefonias VOIP se integram ao sistema de sua empresa e identificam o cliente que entra em contato, para depois enviarem um e-mail automático perguntando sobre a satisfação do atendimento recebido.

Ferramentas como essas facilitam a verificam a qualidade dos atendentes e do serviço que sua empresa está oferecendo, na visão dos clientes. Fatores importantes como satisfação de seu cliente, tempo para resposta inicial, tempo total de atendimento de sua equipe, tempo de espera de seus clientes, além de histórico de conversas, tudo isso fica mais fácil de analisar e gerar relatórios quando se adota um sistema de atendimento telefônico virtual.

Redução de Custos telefônicos

Na maioria das vezes, os valores das taxas para VOIP (ligações virtuais) como o X- Lite e até mesmo o Skype são bem menores, se comparados aos valores para contratar pacote de telefonia. Se pensa em realizar corte de custos, esta é uma aposta interessante.

Além disso, planos telefônicos tradicionais para empresas muitas vezes forçam a venda de pacotes fechados que “empurram” serviços que não precisa ou nunca vai usar. Se houver menos consumo do que previsto, muitas vezes você precisa pagar o pacote todo. No atendimento telefônico virtual, o normal é apenas pagar por aquilo que usar, sem ser obrigado a contratar funções que possivelmente não serão utilizadas.

Integração com Ferramentas de Gestão

O atendimento telefônico virtual ainda possibilita integração com ferramentas para gestão de atendimento, como através de gestão de CRM. CRM é um termo em inglês que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

A integração de um CRM no atendimento telefônico virtual proporciona o registro através dos atendentes de dados de seus clientes, como nome, contatos com a empresa ou cliente, além de histórico de solicitações e interações realizadas.

Por meio destas do registro de informações, você coleta de dados do cliente em para utilizar em ligações posteriores, gerencia e a analisa as interações realizadas em contatos anteriores e adiciona registro de solicitações, logo que hajam.

Através do registro de informações que o CRM fornece, o atendimento fica muito mais objetivo. O histórico de informações de um cliente deixa mais claro o processo de resolução de problemas do cliente, pois é possível prever a possível a necessidade do cliente através de suas interações anteriores.

Conclusão

O atendimento telefônico virtual é uma ferramenta que aprimora o atendimento telefônico tradicional e expande as possibilidades para melhorar sua relação com seus clientes. A resolução de problemas é mais rápida, é mais confortável e adaptável para sua equipe de atendimento.

Vale lembrar também que um atendimento diferenciado em seu negócio também é uma parte muito importante para que seu cliente fique satisfeito com todas as etapas do serviço.

E você, usa qual tipo de atendimento? Atendimento  telefônico virtual ou atendimento telefônico tradicional? Decidiu qual encaixa melhor no seu dia a dia? Conte para nós!

[eBook] Técnicas de Administração para Empresas de Motoboy
[eBook] Técnicas de Administração para Empresas de Motoboy

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *