carteira de clientes como fazer

Carteira de clientes, como fazer? 4 fundamentos para gerar resultados

Todo empreendedor sabe que, em tempos difíceis, é preciso inovar para se manter competitivo. Diante da concorrência cada vez mais global, como fazer para conquistar uma carteira de clientes que seja fiel e de qualidade?

Quando o mundo está em crise, a melhor dica aos empresários sempre será “tire o S da criSe, crie”. No caso específico da carteira de clientes, é fundamental buscar sempre sua expansão, diversificando para quem você presta o seu serviço. Isso diminui a exposição da sua empresa às variações de um segmento do mercado, ou mesmo das decisões tomadas pelos gestores de um cliente em especial.

Precisa saber como fazer para aumentar a sua carteira de clientes? Conheça os 4 fundamentos para que o seu trabalho de prospectar novos clientes e aumentar o faturamento obtenha resultados consistentes.

Carteira de clientes, como fazer?

1. Atendimento

De nada adianta um excelente trabalho comercial se o atendimento não for adequado. Pior ainda será prometer algo que não poderá ser cumprido. Para formar uma sólida carteira de clientes, esse fundamento pode ser a regra de ouro.

Numa analogia às redes de fast food, é como o caixa processar mais pedidos do que a cozinha é capaz de atender. Forma-se uma fila de clientes insatisfeitos, que contavam com o seu lanche pronto rapidamente e estão tendo que aguardar.

Crie, treine e prepare canais de comunicação para que sejam eficientes. Esteja atento ao seu site institucional, perfis nas principais redes sociais, telefone comercial com atendente treinado, vendedores e caixas em pontos de venda, entre outros. Para todos os canais de comunicação, uma mesma mensagem: cumpra o que foi prometido para o seu cliente. Promessa é dívida e seu cliente sabe disso.

2. Diversificação de serviços

Seu negócio pode fazer muito mais pelo seus clientes, pode apostar. Clientes que são atendidos de maneira mais diversificada tendem a permanecer e gerar mais faturamento.

Para ampliar sua carteira de clientes, descubra aquilo que é mais valioso para eles e invista em maneiras de trazer soluções que estejam dentro do seu alcance e que tenham convergência com seu negócio. Por exemplo, há empresas que apostam em entregas no mesmo dia  para conquistar novos clientes.

Para tirar essa ideia do papel, faça uma lista das principais dores que seus clientes sofrem na sua área de atuação e em sua região. Escolha aquela que atinge mais clientes e faça testes de serviço com alguns deles. Continue testando até encontrar o que pode entregar de mais valioso; é assim que as melhores empresas continuam inovando e constroem suas lideranças de mercado.

3. Publicidade

Divulgar o seu negócio é fundamental para que a sua empresa seja lembrada na hora que os potenciais clientes precisam do que tem a oferecer. Uma carteira de clientes  sempre pode se beneficiar de novos clientes prontos para serem fidelizados.

Apesar da publicidade exigir um investimento considerável, principalmente para quem está iniciando no mercado ou tem pouca disponibilidade de orçamento, os resultados são incontestáveis. Dados da consultoria Deloitte, divulgados no início de 2015, apontam que somente o Facebook gerou um impacto de 10 bilhões de dólares no Brasil, além de mostrar que 1 em cada 3 pequenas empresas possuem página na rede.

Anunciar online pode ser mais barato do que nas mídias tradicionais, mas é importante que alguém experiente acompanhe o projeto. O olhar de alguém do ramo vai maximizar o seu retorno e evitar que você cometa deslizes que podem, no final, prejudicar mais do que ajudar.

4. Mantenha os clientes atuais satisfeitos

A propaganda boca a boca ainda é uma das mais eficientes formas de ampliar a sua carteira de clientes. É muito mais barato investir nos clientes que já conquistou do que naqueles que não lhe conhecem. Por isso, valorize aqueles que já compõem a sua carteira e fique sempre de olho se a sua equipe está fazendo o melhor que pode por cada um deles.

Está de acordo com os fundamentos de como fazer sua carteira de clientes crescer firme e forte? Há outros fundamentos que gostaria de compartilhar? Use os comentários abaixo e conte sua experiência. Até mais!

 by Motoboy SP

3 thoughts on “Carteira de clientes, como fazer? 4 fundamentos para gerar resultados”

  1. Adorei todas as informações aqui contidas pois são claras e práticas. Sou de Campinas, estou como motoboy autonomo desde Novembro/2015 e este tipo de orientação veio muito bem a calhar, apenas lamento não existir este serviço aqui em Campinas e região, aqui tem muito potencial e profissionalizar desta maneiras os serviços seria fantástico.

    1. Olá Mauricio, muito obrigado!

      Em breve será possível encontrar a Motoboy.com disponível em todo o Brasil. Estamos trabalhando para chegarmos em Campinas e região o mais breve possível. Aguarde, logo mais estaremos por aí!

      Atenciosamente,
      Equipe Motoboy.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *