Como cadastrar administradores, motoboys e clientes

Para que sua empresa de entregas rápidas tenha controle sobre todos que usam o sistema, sejam administradores, motoboys ou clientes, é fundamental que todos esses “usuários” sejam devidamente cadastrados.  Afinal, eles são parte do seu negócio.

Somente com os usuários cadastrados é possível, por exemplo, fazer relatório de entregas de um motoboy, ou então saber quantas corridas foram assumidas por cada atendente, ou ainda quantos serviços foram realizados para um cliente em um período.

É muito simples cadastrar todos que fazem parte do seu negócio e ter acesso às informações organizadas de sua empresaPara você que se tornou uma de nossas empresas parceiras e está com dúvidas por onde deve começar, nós criamos esse tutorial para que não tenha erros na hora de realizar os cadastros necessários.

Como cadastrar Administradores

Faça login em sua plataforma. No nosso menu principal, clique em “Cadastros”, conforme a imagem abaixo.

Clique então em “Administradores”. Você verá uma tela como a da imagem abaixo. Clique então em “Adicionar usuário admin”.

Uma janela se abrirá, onde você poderá preencher com o nome completo do novo usuário administrador, seu e-mail e  senha.

Conforme a necessidade, você pode habilitar as permissões de acesso do administrador, como pode ver na imagem abaixo.

Para habilitar a função desejada, basta clicar no botão e deixar o campo em verde; para desabilitar, mantenha o campo em branco. Após configurar, clique em “Salvar”.

As opções de permissões de acesso para administrador são:

  • Somente “Acesso ao financeiro”: tem acesso ao que necessita para gerenciar o financeiro da empresa, como informações do faturamento diário, clientes devedores, habilitar cobrança automatizada, conferir extrato e solicitar transferências. É uma boa opção para administradores que cuidam do financeiro de sua empresa mas não podem ter acesso às configurações do seu site.
  • Somente “Acesso a Personalização e Usuários Administradores”: tem permissão  para configurar as opções de personalização e gestão do site, como alterar a aparência do site, configurar funções de envio de notificações, habilitar modalidades de entrega, cadastrar outros administradores, entre outras configurações disponíveis . Esta é uma boa opção para administradores que ajudam na gestão mas não que não podem ter acesso às funcionalidades do financeiro.
  • “Acesso ao financeiro” + “Acesso a Personalização e Usuários Administradores”: esta é a configuração certa para quem precisa de completo acesso ao sistema. Um administrador com esse nível de permissão pode acessar tudo que foi citado anteriormente, a informações como o faturamento diário, clientes devedores, e também consegue habilitar uma cobrança automatizada, olhar o extrato e solicitar transferências.  Também pode alterar a aparência do site, através das cores e imagem de fundo, configurar funções como o envio de notificações, habilitar o delivery, cadastrar outros administradores, entre outras configurações disponíveis.
  • Administrador cadastrado sem acesso ao financeiro e nem ao personalizado: esta é uma boa opção para cadastrar seus atendentes. Mesmo sem os outros acessos listados acima, um administrador cadastrado pode ainda realizar cadastros de clientes e de motoboys, acessar os relatórios, acompanhar e intervir nas entregas, e qualquer função que não envolva a personalização do site ou da área financeira.

Caso queira excluir um administrador, primeiro selecione o administrador que você deseja excluir, e em seguida clique em excluir, como indicado na imagem abaixo.

Como cadastrar motoboys

No menu lateral, na opção  “Cadastros”, clique em “Motoboys”. Clique então em “Adicionar MOTOBOY”, como indicado na imagem abaixo. Somente é possível cadastrar um motoboy por vez.

Uma janela como da imagem abaixo se abrirá. Preencha os campos com os dados do motoboy que estão sendo solicitados. Caso trabalhe com comissão, aqui poderá definir o percentual de comissão que o motoboy ganhará por corrida (à critério da empresa). 

Há também um campo para escrever anotações sobre o motoboy, caso queira. Após preencher todos os campos, clique em salvar, e o motoboy estará adicionado no sistema da sua empresa de entregas.

Caso queira excluir um motoboy, por problemas com clientes ou outros motivos, é só localizar o motoboy desejado, clicar em “Excluir” e confirmar.

Como cadastrar clientes

Há 3 caminhos por qual um novo cliente pode ser cadastrado.

Cadastro pelo site de atendimento online

É muito comum que seus novos clientes façam eles mesmos o próprio cadastro em seu site, afinal ele foi feito para ser simples de usar. Veja no vídeo abaixo como um novo cliente pode se cadastrar diretamente pelo seu site.

Caso queira, você mesmo cadastrar um novo cliente pelo ambiente administrativo de sua empresa. Para isso, há duas maneiras disponíveis. Mostramos no vídeo abaixo essas duas maneiras, e na sequência explicamos detalhadamente cada uma delas.

Cadastro pelo Menu de Cadastros

No menu lateral, clique em “Cadastros”. Depois,  selecione “Clientes” e então “Adicionar Cliente”, como a imagem abaixo destaca:

Uma janela como da imagem abaixo se abrirá. Aqui poderá preencher com os dados do cliente, incluindo e-mail e senha. Depois de concluir, clique em “Salvar”.

 

Caso queira excluir um cliente, o procedimento é feito nesta mesma tela. Primeiro selecione o cliente que você deseja excluir e em seguida clique em excluir, conforme o exemplo abaixo.

Cadastro pela tela de solicitação de nova entrega

O cadastro pela tela de solicitação de nova entrega é muito útil para quando um novo cliente liga para solicitar um serviço, pois o atendente pode fazer o pedido e o cadastro em apenas uma tela.

Para cadastrar, clique em “Entregas” no menu lateral. Então, clique em “Acompanhamento” e “Nova Entrega”, como mostra a imagem abaixo.

Uma janela semelhante a imagem abaixo irá abrir. Preencha os campos em brancos com os dados do cliente e clique em “+Incluir”.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do email comercial@motoboy.com

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *