como motivar funcionarios

Como motivar funcionários em empresas de motoboy?

Você que administra uma empresa de motoboy sabe como é grande o desafio de fazer os funcionários “vestirem a camisa da empresa”, principalmente os motoboys. Felizmente, o caminho de como motivar funcionários em empresas de motoboy não precisa ser um mistério. Este artigo vai revelar o método “pé no chão” para deixar os seus funcionários satisfeitos e animados em alcançar os melhores resultados para sua empresa.

Como motivar funcionários em empresas de motoboy

1 – Regra de ouro: sempre dê feedbacks positivos para quem merece 

Todos possuem necessidade de serem reconhecidos pelo trabalho que executam, mas são poucos os gestores que se importam em dar uma palavrinha de retorno (também chamado de feedback) aos funcionários. Quando o feedback positivo é dado, o funcionário sente que seu esforço está sendo notado e sabe quais pontos deve melhorar na visão da empresa para que possa alcançar cargos maiores e melhores resultados. Quem merece precisa ser reconhecido; isto vale mais que dinheiro para a maioria das pessoas.

2 – Estimule a participação dos funcionários

É impressionante como as pessoas, de maneira espontânea e sem buscar nenhuma vantagem, gostam de colaborar e se sentem realizadas quando são ouvidas. Quando os administradores passam a ouvir mais seus funcionários, demonstram que estão abertos a novas ideias e que a opinião deles tem importância. É muito comum encontrar empresas que premiam seus colaboradores quando os mesmos dão ideias que geram bons resultados.

Por isso, não seja aquele patrão que dá risada das ideias que seus motoboys generosamente lhe dão. Crie maneiras de receber suas opiniões, está valendo até usar uma caixa de papelão como urna e papeizinhos prontos para colaborarem. Se sua empresa for mais organizada e já se comunica com todos os funcionários através de e-mail, pode enviar periodicamente um e-mail para todos perguntando “Pode nos ajudar? Precisamos de suas ideias”.

Veja só, mais que apenas mostrar como motivar funcionários na sua empresa de motoboy, estamos revelando aqui o caminho pra ficar sempre atualizado do que está acontecendo no dia a dia da sua empresa. Afinal, quem melhor para saber sobre os problemas que os próprios funcionários? Ouvindo a opinião deles, o gestor tem chance de conhecer as reais dificuldades do trabalho e encontrar soluções que façam mais sentido.

3 – Ofereça boas condições de trabalho

Às vezes o óbvio precisa ser dito: não há como motivar funcionários se não houver boas condições de trabalho. Uma vez que passamos a maior parte do nosso dia trabalhando, necessitamos considerar maneiras de tornar a jornada menos cansativa e mais satisfatória.

É, nós sabemos que nem sempre é tão simples assim. Pra pagar o salário justo, as horas extras, todos os encargos trabalhistas, a empresa vê seu lucro indo embora, e em muitos casos se encontra forçada a oferecer salários insatisfatórios.

Se o salário que está podendo pagar não pode ser tão bom quanto gostaria de oferecer, ainda assim há muito que pode ser feito para criar as melhores condições para seus funcionários. Por exemplo, faz toda a diferença trabalhar em um ambiente limpo e organizado, e contar com equipamentos funcionando sempre que necessário. Se a frota de motos é da empresa, ela precisa contar com garagem e oficina equipada, limpa e arrumada.

Já ouviu falar na “teoria das janelas quebradas”? Essa teoria diz que, se um prédio não tiver nenhuma janela quebrada, ela tenderá a permanecer sem janelas quebradas. Porém, se ela tiver janelas quebradas e ninguém arrumar, o descaso com o prédio tenderá que novas janelas sejam quebradas. Em outras palavras, aquilo que está arrumado tende a ficar arrumado, e aquilo que está abandonado tende a se tornar ainda mais abandonado.

Já entendeu onde queremos chegar, não? As condições de trabalho de sua empresa de motoboy tenderão a melhorar ou a piorar de acordo com sua atitude frente ao que está “quebrado” em seu negócio. Na motivação de seus funcionários, os detalhes nas condições de trabalho fazem a diferença.

4 – Estabeleça metas

Não deve ser novidade para você que uma empresa é mais eficaz quando todas as pessoas da equipe trabalham por metas, independentemente do cargo que ocupa. Metas não precisam ser “opressoras”; quando são justas elas estimulam os funcionários a darem o melhor de si.

Já reparou como é chato, confuso e desmotivador quando não sabemos claramente o que fazer em uma situação? As metas são um mapa para o funcionário saber se ele está no caminho certo. Sem metas ele está “no escuro”, sem saber o que é esperado dele.

Para motivar seus funcionários a oferecerem os melhores resultados, o que melhor funciona são as metas SMART (eSpecífico, Mensurável, Atingível, Relevante, Temporal).

como motivar funcionários
Metas Smart

eSpecífico: descreva claramente qual resultado que se deseja atingir e o que precisa acontecer para a meta ser alcançada.

Mensurável: determine metas que possam ser quantificáveis, que se possam contabilizar ou dar uma nota.

Alcançável: escolha metas que sejam realizáveis, evite objetivos que não podem ser cumpridos.

Relevante: escolha os resultados mais importantes para cada função, não perca tempo com aquilo que tem pouco impacto no negócio.

Temporal: defina datas e prazos claros para cada meta, jamais deixe uma meta sem prazo estabelecido.

Por fim e não menos importante, lembre-se de recompensar quem atingir as metas, e mais ainda quem ultrapassar as metas além das expectativas. Oferecer algum tipo de bônus financeiro de acordo com patamares de metas é uma prática comum que funciona.

5 – Tenha uma comunicação interna eficiente

Certamente você já testemunhou muitos episódios de stress desnecessário por conta de falhas bobas na comunicação entre funcionários da empresa. Erros na troca de informações entre pessoas são motivo frequente para brigas e problemas operacionais, como atrasos nas entregas e retrabalho. E quanto mais falhas nas entregas e bate-boca, mais desmotivação para sua equipe.

As melhores empresas usam ferramentas digitais registrar e comunicar todas as informações importantes entre seus funcionários, evitando assim o “telefone sem fio” da comunicação verbal. Aplicativos de mensagens, e-mails e o uso de um sistema de gerenciamento de entregas para empresas de motoboy são algumas das opções que as empresas de motoboy dispõem para isto.

Reuniões periódicas também facilitam que todos estejam alinhados e saibam das mesmas informações, ou como dizem, estar “na mesma página”.

E mesmo assim, com todas as precauções, problemas de comunicação vão ocorrer. Quando isto resultar em stress no ambiente de sua empresa, não deixe o problema se tornar em intriga entre funcionários; se precisar, chame os envolvidos e resolva a situação.

6 – Ofereça treinamentos

A chance de crescer e aprender tem efeito motivador para muitas pessoas. Para quem ama seu trabalho, o treinamento é uma oportunidade de se tornar um melhor profissional, uma pessoa melhor naquilo que faz.

Quem já participou de algum treinamento, já viu que é comum que os funcionários que melhor realizam as atividades do treinamento são também os melhores funcionários da empresa. Não é coincidência, é a diferença na motivação de quem ama o que faz que resulta em um maior envolvimento no treinamento.

Ao realizar treinamentos, os funcionários se sentem mais valorizados e terão mais conhecimento para desempenhar melhor suas funções. Treinamentos para motoboys em geral não estão entre os mais caros, e muitas vezes podem ser realizados pelas próprias empresas de motoboy, abordando temas importantes como segurança, atendimento ao cliente e logística.

Finalizando

Gostou das dicas? Compartilhe este artigo em suas redes sociais, clicando nos ícones de compartilhamento logo abaixo, e nos ajude a dividir com outros os “segredos” de como motivar funcionários em empresas de motoboy.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *