corte de custos nas empresas

Corte de custos nas empresas: atitudes inteligentes que fazem a diferença

O corte de custos nas empresas é uma questão espinhosa, mas o fato é que um orçamento equilibrado é um dos principais fatores para que um negócio alcance o sucesso. Se as finanças não estão em dia, o desenvolvimento pode ser interrompido e será difícil alcançar metas, investir e manter as atividades no padrão desejado.

Por isso, a gestão financeira é a melhor opção para que as contas de uma empresa não fiquem no vermelho. Confira agora atitutes inteligentes que fazem a diferença na hora do corte de custos nas empresas.

Corte de custos nas empresas em 3 atitudes inteligentes:

Equilíbrio entre estrutura x saúde financeira

No mundo corporativo, a redução de custos virou uma necessidade. No entanto, é fundamental que ela esteja amparada por decisões claras para que você faça cortes sem afetar as operações da companhia.

Se os gastos na empresa estão acima do planejado, as políticas de corte de custos das empresas devem procurar quais despesas são consideradas essenciais e quais podem ser flexibilizadas. Isso vale desde o uso e distribuição de material de escritório até a contratação de fornecedores.

Considere o quanto a empresa gastaria em diferentes situações de estrutura, canais de vendas e produção: este exercício deverá guiá-lo na condução de corte de custos. Muitas vezes, o que se descobrirá é que a contração de funcionários nem sempre é a melhor escolha para uma empresa. Em algumas ocasiões, basta terceirizar serviços, como, por exemplo, para entregas rápidas.

Políticas claras de uso de recursos

É importante que a equipe siga uma direção de uso racional de recursos determinado pela empresa. A economia de tempo ocioso, ou de energia e de conta telefônica, por exemplo, podem reduzir consideravelmente os gastos da empresa no final do mês.

Assim como os e-mails e outros meios eletrônicos resultaram em economia de papel e telefone, novas tecnologias e inovações metodológicas favorecem a eficiência das empresas. Ao implementar novas maneiras de realizar cortes de gastos, comunique a equipe sobre o que está sendo feito e o que é esperado de cada um. Em muitos dos casos, o desperdício pode ser evitado com uma comunicação clara sobre o que todos podem fazer para ajudar.

Contato com diferentes fornecedores

Seja “fiel” aos melhores fornecedores, mas esteja atento às oportunidades. Antes de contratar um fornecedor, compare as condições que os outros concorrentes oferecem.

Permita que os fornecedores “conquistem” a sua empresa com descontos especiais e parcerias. Converse com eles, apresente as necessidades do seu negócio, e não será surpresa se eles criarem novas oportunidade para cortes de custos na empresa.

Use extensivamente a internet para pesquisar novos fornecedores. É possível encontrar online empresas que oferecem ofertas e os melhores preços de mercado.

Restou alguma dúvida sobre corte de custos nas empresas?Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

by Motoboy SP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *