curso para motoboy

Curso para motoboy: conheça os principais

Hoje em dia, com a concorrência de diversas empresas de entregas rápidas no mercado, somente sobrevive quem busca sempre melhorar o seu serviço. Investir na sua empresa express oferecendo um curso para motoboys de sua frota pode ser o melhor caminho para conquistar seus clientes.

Para melhorar seu serviço e fidelizar seus clientes, cursos de especialização e de excelência no atendimento são algumas das opções de aperfeiçoamento disponíveis para motoboys.

Oferecer curso para motoboys da sua empresa não é nenhum luxo ou favor, é uma necessidade! Conheça os principais cursos disponíveis neste artigo.

Curso para motoboy: porquê, onde e como

O que a lei diz sobre curso para motoboy

Para um motoboy atuar de forma legalizada, além de regras como ter pelo menos 21 anos de idade e habilitação na categoria A há pelo menos 2 anos, a lei também determina um curso para motoboy obrigatório.

A resolução CONTRAN 350 determina que os profissionais que queiram trabalhar como motoboys devem ter este curso preparatório. A determinação tem respaldo na Lei Federal nº 12.009, lançada em 2009, e deve ser respeitada por qualquer interessado em realizar o transporte de pequenas mercadorias.

O curso para motoboy tem uma carga horária relativamente pequena, de 30 horas/aula, sendo que 25 delas tem um perfil mais teórico e 5 horas são destinadas apenas à prática, em uma pista específica para treinamentos.

Nesse tempo, são passadas informações sobre o que é necessário para a boa prática da profissão de motofretista, como conhecimentos de trânsito, legislação sobre o setor e como trafegar com mais segurança. Além disso, são transmitidos direcionamentos sobre como instalar dispositivos de transporte na moto de acordo com a recomendação do CONTRAN, órgão que regulamenta o trânsito.

Para participar, o interessado deve se dirigir pessoalmente a um dos locais que oferecem o curso para motoboy munido dos devidos documentos. Você pode conferir toda a documentação necessária no site do Sindicato dos Motoqueiros e se inteirar melhor sobre essa oportunidade. Vale lembrar que o curso para motoboy é gratuito e acontece durante 6 dias úteis, normalmente de 8h30 às 13h.

Cursos Online para Motofretista

O profissional que deseja trabalhar como motoboy pode aprender parte do conteúdo pela internet — que pode ser uma grande aliada nesse momento. Ainda assim, os cursos são em sua maioria semipresenciais, portanto é importante que tenha opções próximas a sua cidade.

Entidades como o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – CETET e o Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (ICETRAN)  oferecem um curso online para capacitação de motoboys/motofretistas.

Nos cursos, são tratados temas como os acessórios de segurança necessários para o serviço, o emplacamento necessário do veículo na categoria de aluguel (com outra cor de placa) e o registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma diferente.

Todo curso online de motofrete tem alguns pré-requisitos. Em geral, você precisa comparecer a uma autoescola para fazer a biometria e a foto — assim você estará oficialmente cadastrado como aluno. O contato pode ser feito por telefone ou por e-mail, mas você também deve levar o comprovante de endereço e a certidão criminal negativa. Aí é só começar o curso online e aproveitá-lo ao máximo.

Você terá acesso ao conteúdo através de um login e senha e poderá desfrutar de todo o conteúdo para se capacitar. Depois de completar todo o material, você precisa validar sua aprendizagem com uma prova escrita, mas que também pode ser feita na mesma autoescola em que você fez o cadastro.

Curso de excelência no atendimento

Você concorda comigo que é muito importante a forma com o motoboy atende o cliente final, certo? Quando bem atendido, um cliente fica muito satisfeito e provavelmente irá voltar. Quando mal atendido, provavelmente nunca irá voltar e ainda irá “queimar o filme” de sua empresa por aí.

Por isso, é bom aproveitar a cada atendimento como uma oportunidade para firmar uma boa impressão. É justamente isso que um curso de excelência no atendimento oferece: uma capacitação para preparar qualquer pessoa a bem atender um cliente.

No curso, o profissional aprende técnicas de encantamento de clientes — como relacionamento, maneiras de tratamento, discursos específicos e outros detalhes.

É sempre bom investir na imagem de sua empresa! Com esse treinamento, você consegue atender melhor os diversos tipos de clientes e causar uma boa impressão em cada um deles.

E você motoboy que leu o artigo até aqui, uma mensagem para você: por mais que possa ser difícil chegar em casa depois do trabalho e ainda parar para estudar, pense que esse é um  investimento que você está fazendo em você e na sua carreira. Portanto, programe-se e invista seu tempo e esforço nesses cursos para continuar progredindo.

Se esse artigo sobre curso de motoboy foi do seu interesse e o ajudou, não deixe de acompanhar nosso blog. Você pode também nos seguir nas redes sociais e acompanhar tudo mais de perto: estamos no Facebook, no Twitter, e no LinkedIn. Assim receberá sempre as nossas dicas de curso para motoboys e outros assuntos sobre o mercado de entregas rápidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *