gasolina ou etanol

Gasolina ou etanol: qual é o melhor para sua frota

Gasolina ou etanol, o que é melhor para sua empresa de motoboy? Não é necessário ser um expert no assunto para decidir o que é melhor para sua frota.

Sua empresa deve escolher entre gasolina ou etanol de acordo com a estratégia da sua empresa express. Por exemplo, para uma empresa de motoboy decidir entre gasolina ou etanol, ela pode considerar na estratégia do seu negócio fatores como:

– Desgaste da frota

– Eficiência do motor

– Custo por km rodado

– Sustentabilidade / Responsabilidade ambiental

Para decidir o que é melhor para seu negócio, é preciso conhecer as principais características e diferenças de cada combustível. Vamos mostrar aqui um pouco sobre gasolina e o etanol, e também o diesel. Confira!

Gasolina ou etanol: conheça melhor para escolher certo

Natureza

A gasolina e o diesel têm origem fóssil. Já o etanol — uma espécie de álcool utilizado nos carros — tem origem vegetal.

O etanol é derivado do procedimento de destilação da cana. Nesse processo, ele reduzem seu teor de água. O etanol que usamos nos veículos é chamado de hidratado, com cerca de 5% de água. O etanol que é desidratado até 0,5% de água se converte em anidro, que é usado para misturar com a gasolina que é vendida nos postos de combustíveis.

A gasolina e o diesel são partes do petróleo destilado a diferentes temperaturas. Nas refinarias, esse óleo bruto passa por vários processos diferentes para se tornar um tipo de derivado, como lubrificante, querosene de aviação, gasolina, diesel, entre outros.

Ação no motor

A gasolina, o etanol e o diesel possuem diferenças de ação no motor. Quanto maior a taxa de compressão, maior será a energia que sairá do combustível. Esse processo é responsável por gerar mais potência e mais economia.

Quando você utiliza a gasolina, a combustão é feita por velas e esse processo é incompleto.

O etanol possui uma combustão completa por velas. Além de gerar gás carbônico e água, ele tem uma taxa de compreensão alta.

No uso de diesel, há uma combustão com base em compressão. Diferente da gasolina, o diesel não utiliza velas. Nesse caso, a compressão é elevada à combustão e o processo também é considerado incompleto.

Em veículos que sejam movidos à gasolina ou etanol, o motor terá uma carbonização, diminuindo o desempenho do seu veículo e aumentando seu consumo. No diesel, o motor não exigirá uma baixa rotação.

Poluição

Gasolina, etanol e diesel são responsáveis por grande parte da poluição do nosso planeta. Entre eles, o diesel é o que mais contribui para esse fenômeno. Ele contém metais que se acumulam no organismo do homem e que, com o passar do tempo, trazem graves problemas, como doenças e complicações neurológicas.

Apesar da gasolina lançar na atmosfera muitos gases que são prejudiciais para a saúde, ela é composta por hidrocarbonetos mais leves.

Já o etanol contém um catalizador que diminui a emissão de poluentes. Isso ocorre porque esse combustível é derivado da cana-de-açúcar. Porém, o plantio de grandes áreas para produção de cana-de-açúcar pode provocar desmatamentos quando realizada de forma desregulada.

Preço

O preço por litro é um fator importante, porém o rendimento final é que decide qual combustível tem melhor custo/benefício. A gasolina roda mais quilômetros por litro e por isso mesmo sempre tem um preço mais caro que o etanol.

O preço dos combustíveis varia o tempo todo, sendo que às vezes vale mais a pena um ou outro. Para saber qual vale mais a pena, você pode usar uma ferramenta online para calcular gasolina ou etanol. Coloque nesta ferramenta os valores praticados em sua região, e saberá qual é o melhor opção em relação ao preço.

Conhece agora melhor as diferenças entre os tipos de combustíveis? Ainda está em dúvida entre gasolina ou etanol para sua frota? Compartilhe suas dúvidas e ideias com a gente pelos comentários abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *