micro-momentos

Micro-momentos: boas oportunidades para sua express captar clientes

Você sabia que muitas empresas bem-sucedidas estão aproveitando os micro-momentos para captarem mais clientes? Nós, do blog Motoboy.com Você acreditamos que todos os tipos de empresas, inclusive as empresas express, podem conquistar mais clientes com esta estratégia de marketing.

No nosso trabalho e lazer, estamos acostumados a interromper o que estamos fazendo para buscar algo no Google, não é verdade? Segundo uma recente pesquisa do Google, 94% dos usuários de smartphones fazem pesquisa no aparelho enquanto realizam outra tarefa.

Provavelmente já ocorreu com você de ir às compras e pesquisar o preço de um produto no smartphone. Para você ter uma ideia, aqui no Brasil, no primeiro semestre de 2015, mais de 2 milhões de horas foram assistidas no Youtube sobre “como fazer” alguma coisa.

O fato é que já não estamos mais presos aos computadores desktops, e estamos rapidamente nos acostumando a acessar informações a qualquer instante e de qualquer lugar.

Esta realidade conduz a um novo padrão de comportamento, onde decisões espontâneas ocorrem a partir de uma necessidade momentânea.

Esse fenômeno, chamado de micro-momentos, representa um universo de possibilidades para a sua empresa captar mais clientes.

Mas, afinal, o que são micro-momentos?

Os micro-momentos, segundo a Google, são “minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor“.

Na prática, as pessoas usam do dispositivo online mais próximo para resolver uma necessidade daquele momento, e é este instante que os profissionais de marketing acreditam ser uma grande oportunidade para alcançar seu público.

Esses momentos são:

Momento eu quero saber“, quando se busca satisfazer uma curiosidade;

Momento eu quero ir“, quando se busca chegar onde quer;

Momento eu quero fazer“, quando se busca fazer o que quer, e;

Momento eu quero comprar“, quando se busca decidir sobre uma compra, em qualquer das etapas da jornada do consumidor.

Oportunidades não faltam para capturar um momento do seu cliente. As pessoas estão sempre fazendo algo para fugir da rotina: verificar a rede social preferida, conferir se chegou e-mail, pesquisar a receita de um prato, ler a sinopse de um filme, consultar o preço de um produto, fazer compras e muitas outras coisas.

Mas como identificar os micro-momentos do público de sua empresa express e aproveitar essa oportunidade de negócio? Acompanhe aqui e verá que todas as empresas, inclusive as de entregas rápidas, podem se beneficiar deste novo conceito.

Descobrindo os micro-momentos do seu cliente

1. Conheça as principais pesquisas sobre no Google em sua região

Os termos mais buscados no Google em sua região é uma informação importante na estratégia de marketing de qualquer empresa. Saber as principais palavras-chave pesquisadas no Google é um dos recursos mais úteis para entender o que seu cliente quer, e também quando, onde, como e por quê quer.

Para isso, use o Planejador de Palavras-chave da Google. Com ele, é possível procurar novas palavras-chave que sejam buscadas na sua região usando uma frase, um website ou uma categoria, que no caso das empresas express seria “motoboy” ou algo similar. Se sua empresa tiver uma página online, é só colocar o endereço que a ferramenta faz sugestões de palavras-chaves importantes para seu negócio.

Ele também permite ver tendências e dados do volume de pesquisas, para saber quais são os termos mais buscados, de maneira que você pode descobrir, por exemplo, quais regiões em sua cidade há mais demanda por entregas rápidas.

Uma empresa express pode começar procurando novas palavras-chave relacionados à entregas rápidas e a partir delas descobrir quais termos são os mais buscados. Há diversos tutoriais online para esta ferramenta, e como ela é gratuita, você pode testar o quanto quiser até descobrir como torna-la útil para seu negócio.

2. Usando o auto-completar do Google para descobrir as perguntas mais populares

Uma simples pesquisa no Google é capaz de apontar quais os tipos de perguntas mais comuns que as pessoas fazem sobre o seu nicho de negócio ou, até mesmo, relacionados à sua marca. Basta iniciar a pesquisa com palavras do seu negócio e adicionar um “como”, “o que”, “onde”, “quando”, entre outras palavras, e verá que o Google auto-completa com as buscas mais frequentes daquele assuntos. Essa é uma maneira prática de saber o que o seu público vem procurando saber sobre seu mercado.

3. Sua equipe conhece seu cliente

Em sua empresa, todos que lidam diretamente com seus clientes representam uma fonte valiosa de conhecimento sobre seus hábitos, preferências e comportamentos. Reúna seu time e crie uma persona, que os ajudará a ter uma visão mais aproximada de quem é seu cliente. Pergunte ao seu time que situações são comuns que seus clientes vivenciem, o que pensam, sentem, querem  quando precisam de entregas rápidas. Entendendo melhor seu cliente, fica mais fácil encontrar novas formas de atingi-lo com sua mensagem de marketing em diferentes etapas de sua jornada de compra.

Estratégias para captar mais clientes com micro-momentos

Agora que você já tem uma ideia melhor de quem é o seu cliente e o que ele busca, é possível agora usar isto a favor do seu negócio. Vamos ver aqui algumas das estratégias mais comuns usadas para atingir seu cliente em seus micro-momentos. Algumas delas estão apenas agora sendo utilizadas por empresas express, o que significa uma oportunidade de sair na frente da concorrência.

Antes de qualquer coisa, lembre-se: todo o marketing do mundo não vale nada se seu serviço não for de qualidade. Trabalhe para melhorar os serviços prestados pela sua empresa no que diz respeito à qualidade, agilidade e excelência no atendimento, promova cursos e treinamentos para a sua equipe. Sem isto, todo o esforço de marketing é dinheiro jogado fora.

Com isto em mente, vamos então às estratégias para captar mais clientes em seus micro-momentos.

Produzir respostas para as dúvidas e buscas de seus clientes

Muito do que é o marketing hoje está baseado em entender o que o cliente quer/busca e então ajuda-lo a encontrar essas respostas. Se o seu cliente quer saber como cobrar um cliente que não paga, por que não pode ser sua empresa quem vai responder?

Com base no que descobriu que seu cliente quer e busca, sua empresa pode produzir conteúdos úteis, de interesse do consumidor.

Para “empacotar” este conteúdo para seu cliente, pode ser através artigos, vídeos, e-books, imagens com texto, gifs, enfim, tudo vai depender do que o seu cliente mais gosta. Em geral, será online, o que é vantajoso por facilitar o acompanhamento dos resultados com números de acessos, visualizações e compartilhamentos.

Quando criar o conteúdo, é importante utilizar técnicas como SEO (Search Engine Optimization), que priorizam o uso de palavras-chave em certos lugares estratégicos para que as pessoas encontrem mais facilmente sua publicação no Google.

Para ajudar as empresas a produzir conteúdos de qualidade e organizados com técnicas de SEO, há especialistas como o pessoal da Rock Content ou da Contentools. Também encontrará redatores por preços de todos os tipos através do Getninjas.

Ter um website/blog na internet

Se as pessoas estão recorrendo ao Google para buscar informações sobre produtos e serviços, é possível fazer sua empresa “existir” na internet e ser localizada. Através de um website próprio e de um blog, qualquer empresa pode publicar conteúdos, gerar visitas e conquistar posições nas buscas do Google.

Hoje em dia, as empresas express nem mesmo precisam comprar e hospedar um domínio online, pois já é possível usar endereços personalizados de atendimento online, como suaempresa.motoboy.com.

Com uma página online de atendimento, seu público terá mais uma forma de lhe encontrar, solicitar cotações e entregas. O website ainda pode reunir informações sobre o que a sua empresa, como telefone, endereço de e-mail, entre outros.

Interessado em saber como sua empresa express pode atender online? Clique em “Saiba mais”.

Priorizar o uso de website responsivo e funcional

As pessoas estão acessando a internet em seus micro-momentos da vida por meio do celular. Isso aumentar a importância e a urgência de oferecer um website com design responsivo.

Um website responsivo é aquele que se encaixa automaticamente em qualquer dispositivo além do computador: celular, tablet ou outros. Mesmo quando a tela é pequena, esse recurso faz com que os elementos se organizem para destacar as partes mais importantes de um website.

A funcionalidade de uma página é percebida pelo usuário no momento da navegação, por isso, é interessante posicionar botões para ação e informações de contato em locais de fácil visualização.

Presença nas redes sociais

No marketing, você precisa levar uma mensagem ao seu público por algum canal de comunicação. As redes sociais funcionam muito bem para isto, como uma forma das empresas estarem presentes na vida das pessoas e comunicarem sua mensagem. Muitos micro-momentos se passam diante do Facebook ou Instagram em busca por informação e entretenimento, e seu cliente provavelmente também está lá.

Descubra quais as redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes da sua empresa express e crie um perfil com a identidade visual do seu negócio. Com ajuda de um profissional de marketing, elabore conteúdos informativos, divertidos, de interesse do seu público. Evite assuntos polêmicos, o respeito deve prevalecer independentemente do estilo das publicações.

Lembra das respostas para dúvidas e buscas que falamos antes? Elas são parte de sua mensagem, e as redes sociais são ótimos canais para divulga-la.

Não se preocupe em ficar vender seu serviço, “vendendo seu peixe”, divulgue as novidades e promoções, mas ninguém está em uma rede social para ser bombardeado de propaganda, não é mesmo?

Mais uma dica: com uma conta no Hootsuite ou outro similar, você pode monitorar suas redes sociais e agendar publicações para todas de uma só vez.

Pronto, agora já tem tudo para se comunicar com seu público, mas e se quiser alcançar um público maior que desconhece seu negócio? Aí é que entra a possibilidade de investir em anúncios.

Investir em anúncios segmentados no Facebook

Além do tráfego orgânico nas redes sociais (ou seja, todas as visitas que você recebe sem ter pago por alcançar o seu público), existe a opção de anúncios pagos, com alcance maior e mais direcionado.

O serviço de anúncios pagos do Facebook é o Facebook Ads. Com ele, é possível investir em campanhas que contemplem vários objetivos: enviar pessoas para o seu website, aumentar a participação em um evento, ganhar mais visibilidade nos vídeos, conseguir cadastros, entre outros.

O mais interessante no Facebook Ads é a possibilidade de segmentar um público específico, por exemplo. O sistema permite que você configure quem visualizará o seu anúncio, por exemplo, homens com idade entre 30 a 45 anos que têm interesse por tecnologia e estão localizados em um São Paulo. Este recurso é muito valioso para levar sua mensagem para o público mais receptivo à sua mensagem.

Finalizando…

Como disse Neil Patel em uma palestra: “você não conhece alguém e já pede em casamento. É preciso de tempo para o namoro, se conhecer, e então é que o pedido acontece. Com os seus clientes é a mesma coisa, eles primeiro precisam lhe conhecer, se relacionar com sua marca, e com o tempo então é que ocorre o casamento.”

São as atitudes de sua empresa nesses muitos momentos, ou micro-momentos, na relação com seu público que irá resultar na captação de mais clientes.

Percebeu como sua empresa express pode crescer muito ao se relacionar melhor com o público em seus micro-momentos? E você, o que faz ou pretende fazer para estar mais presente nos micro-momentos dos seus clientes? Deixe um comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *