setor de logística

Setor de logística: 5 dicas para implantar este departamento

Redução de custos e melhorias de eficiência são dois desejos muito presentes em empresas atuais, podendo ser obtidos com um único departamento que, se implantado com atenção, trará excelentes resultados operacionais. Estamos falando do setor de logísticadados do mapa-mural “Logística dos Transportes no Brasil”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam uma grande carência no setor logístico de todo o país.

Gostaria de facilitar o trabalho de implantação do setor de logística na sua empresa? Observe, a seguir, cinco dicas valiosas para você colocar em prática!

Setor de logística: 5 dicas ao implantar

1. Invista nos Recursos Humanos

Profissionais de logística estão em alta no mercado, pois são cada vez mais fundamentais para o sucesso dos negócios. Nesse quesito, não dá para economizar.

É preciso contratar pessoas especializadas, com capacidade para tocar o setor de logística de forma eficiente, fazendo a ponte entre a sua empresa e os clientes com maestria. Na hora da seleção, tenha em mente que o profissional da área precisa ser atencioso, tanto com o setor comercial — interno da empresa — quanto com o cliente final.

2. Mapeie fornecedores de combustíveis

Seja qual for o modal de transporte no Brasil, o custo da gasolina representa um valor considerável no frete. Procure mapear fornecedores de combustível com os melhores preços, centralizando o abastecimento da sua frota.

Isso vai garantir economia, eficiência na gestão e maior controle dos abastecimentos por parte da sua empresa. Com esse mapeamento em mãos, a sua gestãos de logística já começa com meio caminho andado rumo à eficiência.

3. Planeje as suas oficinas

A manutenção preventiva é sempre mais barata que a manutenção corretiva. Por isso, invista um tempo mapeando oficinas para centralizar a manutenção, tanto preventiva quanto corretiva, em um mesmo fornecedor. Além de baratear custos, essa é mais uma ação que vai facilitar o trabalho do seu setor de logística, possibilitando um acompanhamento por meio de indicadores de performance e de níveis de serviço, os famosos KPIs e SLAs.

4. Faça um manual operacional

A utilização de veículos e de equipamentos da corporação pelos funcionários pode acarretar em dúvidas quanto à sua boa utilização. Elabore um manual com as regras a serem seguidas pelos colaboradores, esclarecendo o que pode ser feito, qual o procedimento a ser seguido para a reserva dos recursos e o que não é tolerado pela empresa.

Além de conversar com os responsáveis pela logística, procure o setor de Tecnologia da Informação para, juntos, escolherem a melhor opção para sua empresa. Lembre-se de que é o setor de TI que vai assumir a difícil missão de fazer o seu sistema funcionar corretamente.

5. Monitoramento da frota

Por mais que o uso de planilhas seja flexível, a gestão da frota, quando feita por softwares específicos, pode trazer um grande ganho na eficiência. Existem diversas opções disponíveis no mercado.

Encarregar uma corporação que trabalha com motoboys MEI e usa tecnologia de monitoramento de frota pode contribuir para a economia em gastos como combustível, pagamento de férias e 13º de funcionários. Assim, caberá à essa instituição movimentar a sua frota com eficiência, controle e organização, quando solicitada.

Você perceberá uma série de benefícios para a sua companhia com a implantação de um setor de logística. Mas caso não seja possível investir em um departamento como esse, você ainda pode contar com o serviço de empresas terceirizadas.

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma observação sobre o setor de logística? Deixe o seu comentário, arregace as mangas e mãos à obra!

by Motoboy SP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *