tecnicas de venda

Técnicas de venda para empresas de entregas

Você que administra uma empresa de entregas sabe que não dá para sobreviver sendo “amador”. São empresas sem esse profissionalismo que são mais vulneráveis, por exemplo, a sazonalidades e períodos de crise, vindo muitas vezes a fechar as portas.  Para não ficar nesta situação, é fundamental aperfeiçoar as técnicas de venda de seu setor comercial.

Este artigo vai ensinar a você algumas das principais técnicas de venda que podem ser usadas para bombar seu negócio e trazer um diferencial competitivo para sua empresa de entregas.

Técnicas de vendas para empresas de entregas

Escolha atingir os melhores leads (clientes potenciais)

Lead é uma forma comum de chamar um cliente potencial, ou seja, que ainda não é seu cliente mas que pode vir a ser.

Os melhores leads (clientes potenciais) fazem parte dos nichos de mercado que mais precisam de seus serviços. Por exemplo, escritórios de advocacia precisam de muitos documentos indo e vindo. Por sua vez, empresas de construção civil nem sempre são um bom alvo para empresas de motoboy, pois nem sempre necessitam desse tipo de atividade.

Para saber quais nichos de mercado deve atingir, é interessante realizar algumas perguntas envolvendo a gestão de sua empresa de motoboy. Por exemplo: quem são meus clientes hoje? O que meu produto tem de diferencial em relação ao do concorrente? Quais empresas precisam de entregas e mas desejam contratar menos motoboys próprios? Assim,  ficará mais fácil visualizar quem são os clientes, o que precisam e quais podem pagar pelo seu serviço.

Você pode não só buscar essas informações no seu histórico de vendas, mas também descobrir por meio de informações públicas ou algum questionário online. Com este tipo de ação, por exemplo, é possível verificar quem são seus clientes em potencial. Isso pode poupar muito tempo gasto indo atrás de leads que, com frequência, costumam ser bem mais difíceis de se conquistar.

Antecipe qualquer objeção do cliente

O principal motivo de aparecerem objeções durante uma venda é a falta de dados fornecidas pelo vendedor. Você precisa saber o que o seu cliente quer ouvir! Quais informações são relevantes para que um potencial cliente necessite especificamente dos seus serviços de motoboy?

Há uma maneira simples e eficiente de descobrir: faça perguntas! Há algum problema com a atual empresa de express de quem ele contrata serviços? Quanto está disposto a pagar? A tecnologia atual está atendendo bem? Como o serviço poderia ser o melhor possível para ele?

Uma boa dica é fazer uma matriz de objeções. Mas o que é isso? É um documento que contém as principais objeções que seu time de vendas registrará durante as negociações. A partir dele, é possível criar uma estratégia para que essas objeções sejam contornadas.

Por exemplo, digamos que algo bastante apontado pelos clientes seja o tempo perdido em telefonemas a cada vez que necessitar de um motoboy. É possível antecipar essa resposta do cliente com a informação de que sua empresa oferece atendimento online.

Seja melhor que a concorrência

Já mostramos em outro artigo qual o caminho que pode seguir para criar seu diferencial competitivo e se destacar da concorrência. Se bem executado, vai impactar os clientes que pretende conseguir. Por meio do uso de dados e argumentos exemplificados, é possível fazer com que você ganhe cada venda de maneira mais fácil.

Vamos supor que empresa oferece ao cliente a possibilidade de acompanhar em um mapa a entrega em tempo real, mas o concorrente não oferece essa vantagem. Mencione isso a ele! Ou vamos supor que sua empresa ofereça um preço 20% menor do que o concorrente para entregas em uma determinada região. Se você sabe que isso é importante para seu cliente, não deixe de dar essa informação!

Entretanto, nunca fale mal dos seus concorrentes, pois o efeito pode ser o contrário. Você sempre deverá ressaltar suas qualidades, promovendo a satisfação dos clientes.

Usando a tecnologia para alavancar as vendas

A tecnologia pode mudar radicalmente a forma como opera e como se relaciona com os clientes. Muitas vezes, ela é o diferencial que permitirá o melhor argumento de venda e fidelização. Afinal, se sua empresa oferece, por exemplo, atendimento online e monitoramento em tempo real, é de se esperar que isso atraia clientes que valorizem essas vantagens. É uma forma de conquista-los e se destacar no mercado! Usando a tecnologia a seu favor, reduzindo custos operacionais e aumentando o nível de serviço oferecido, o esperado e que seus clientes retornem e sigam fieis à sua empresa.

Aplicando essas técnicas de vendas na sua empresa express você pode aumentar sua lucratividade e cartela de clientes. Com essas ações, isso o tornará ainda mais competitivo no mercado.

Está pensando em investir em automação de processos para sua empresa de entregas? Conheça nosso Sistema Motofrete TURBO.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *