Técnicas de vendas: Abordagens para empresas de entregas

Você que administra uma empresa de entregas sabe que, sem uma abordagem correta de técnicas de vendas, em alguns períodos as vendas caem e o caixa passa por um período complicado.

Este artigo vai ensinar a você três abordagens de técnicas de vendas que podem ser usadas para bombar seu negócio e trazer mais sucesso para sua empresa de motoboy. Acompanhe!

Técnicas de vendas: abordagens que dão resultados para empresas de entregas

1º abordagem de técnicas de vendas: escolha o público certo

público certo é aquele com maior potencial de contratar seus serviços de entregas. Em sua região, algumas empresas solicitam mais entregas que outras: é em empresas como essas que você precisa focar para ter mais resultados nas vendas.

Na hora de escolher para quem vai criar uma publicidade ou postagem na página das redes sociais de sua transportadora, lembre-se de criar sabendo quais pessoas quer atingir.

Uma técnica muito utilizada é criar uma persona, ou seja, uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio, que representará de maneira bem objetiva quem é seu público alvo. Felizmente, há muitas ferramentas de criação de personas disponíveis para facilitar nossas vidas. 

Sabendo quem é seu público, fica mais fácil olhar o outro lado da moeda, que é o seu serviço de entregas. Será que o que sua empresa de entregas está oferecendo hoje está atendendo bem a esse público?

É interessante realizar algumas perguntas a si mesmo envolvendo a gestão de sua empresa de motoboy:

  • Quem são meus principais clientes hoje?
  • O que meu produto tem de diferencial em relação ao do concorrente?
  • Quais são os clientes que precisam e que podem pagar pelo seu serviço?

Busque por respostas conversando com seus clientes. Para quem usa o sistema motofrete da Motoboy.com, a recomendação é que no início da sua operação online, as empresas de entregas parceiras entrem em contato com todos os cadastrados.

Faça perguntas simples como “Deu tudo certo, ficou alguma dúvida?”, ou ainda “Identifiquei aqui que realizou o cadastro mas não realizou uma solicitação, ficou alguma dúvida em relação a como fazer a cotação ou outro motivo?”.

Seu histórico de vendas também revela muitas informações valiosas. Identifique quais são os cargos que decidem pela contratação de sua empresa, clientes em potencial, as empresas que mais solicitam e novas oportunidades de nichos como delivery e e-commerce. 

Um questionário online do Google enviado para os cadastrados, quando bem aplicado, poderá lhe trazer todo tipo de informação que  sua empresa precisa para conhecer melhor o seu público alvo.

2º abordagem de técnicas de vendas: antecipe qualquer objeção

Ok, você atraiu a atenção de potenciais novos clientes, mas percebe que muitos não avançam nas negociações por questionarem o preço, o contrato ou por já estarem acostumado com o fornecedor anterior, entre outros motivos.

Não seja pego de surpresa: você precisa saber o que o seu cliente potencial vai questionar sobre seu serviço de entregas.

Mas para quais questionamentos precisamos estar preparados para responder a um potencial cliente dos seus serviços de motoboy? 

Há uma maneira simples e eficiente de descobrir: pergunte para seu cliente potencial:

  • Há algum problema com a atual empresa de entregas de quem ele contrata serviços?
  • Quanto está disposto a pagar?
  • Como um serviço de entregas poderia ser o melhor para ele?

Uma boa dica para essa abordagem de técnicas de vendas é fazer uma matriz de objeções. Este é  um documento que contém os principais obstáculos que seu time de vendas registrará durante as negociações. A partir disso, é possível criar uma estratégia de abordagem para que essas rejeições sejam contornadas.

3º abordagem de técnicas de vendas: compare-se à concorrência

Essa é uma técnica de venda que, se bem executada, traz muitos resultados.

Por meio do uso de dados comparativos, depoimentos e cases de sucesso, é possível se diferenciar de seus concorrentes e convence-los a experimentar seu serviço.

Se sua transportadora oferece um preço menor do que o concorrente para entregas em uma determinada região, não deixe de compartilhar essa vantagem para o cliente potencial que está em busca do melhor preço.

Se sua empresa de entregas oferece acompanhamento de entrega em tempo real, mas seu concorrente não, mencione isso ao cliente potencial que valorize controle e segurança.

É importante destacar que esses comparações devem ser feitos de forma ética, sem falar diretamente mal dos seus concorrentes, pois o efeito pode ser o contrário!

Concentre-se em ressaltar suas qualidades e diferenciais, de acordo com o que seu cliente potencial está mais precisando.

A criação de materiais como gráficos comparativos e cases de sucesso ajuda muito na hora de seu time de vendas apresentar essas vantagens.

Aplicando essas abordagens de técnicas de vendas na sua empresa de entregas, você poderá conquistar mais resultados e se tornar ainda mais competitivo no mercado!

Quer ver mais dicas de abordagem de técnicas de vendas para negócios de entregas? Então não deixe de ver este artigo: Como aumentar as vendas de serviços de entregas?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *