tempo ocioso

Tempo ocioso na frota da sua empresa? Veja como isso pode mudar

Se as demandas para os motoristas e motoboys contratados da sua empresa têm sido baixas e o tempo ocioso na sua frota é expressivo, isso certamente significa prejuízo e gastos desnecessários com a manutenção da frota e dos próprios empregados. Dependendo da situação, a dispensa desses motoristas contratados e a terceirização dos serviços pode ser a melhor alternativa.

Precisa entender mais se motoboys terceirizados ajudarão a sua empresa a eliminar a situação de tempo ocioso de sua empresa? Veja alguns argumentos que fortalecem a ideia de que a terceirização pode ser a melhor solução.

Tempo ocioso x terceirização

Encargos trabalhistas

A terceirização dos serviços de motoristas e de motoboys é, em grande partes dos casos, mais econômica do que a manutenção de profissionais contratados dentro de uma empresa. A contratação de um motorista implica no pagamento de encargos trabalhistas e previdenciários, como salário, férias, FGTS, 13º Salário e INSS. Em contrapartida, a terceirização implica apenas no pagamento do serviço prestado, pois não ocorre vínculo empregatício e sim um contrato de prestação de serviços.

IPVA e DPVAT

Manter um carro ou uma frota de motos na sua corporação, cuja atividade esteja em tempo ocioso, implica em gastos desnecessários com o IPVA e seguro DPVAT. Esse valor pode ser bastante alto, dependendo do modelo e da quantidade de veículos que compõem a frota da empresa. Fique atento e faça as contas de quanto é necessário investir por ano apenas nesse quesito, você pode se surpreender.

Manutenção periódica da frota

Além do gasto com tributos, os veículos exigem uma manutenção periódica, estando em uso ou permanecendo muito tempo ocioso. Pode ser também que os ociosos deem ainda mais trabalho, pois o pouco uso traz problemas para o motor, fadiga prematura para algumas peças do automóvel e do propulsor, além de ser prejudicial para a bateria. Carro parado é problema na certa!

Combustível

Mesmo que a frota não esteja rodando o tempo todo e esteja a maior parte do tempo ociosa, o gasto com gasolina é um encargo custoso e que, ao final de um mês pode onerar bastante à empresa. Cortar esse gasto pode representar bastante dinheiro a mais no caixa. Além disso, carros que rodam pouco exigem um combustível especial, justamente para minimizar os danos causados pela ociosidade, o que sairá ainda mais caro para a empresa.

Uma boa solução

Como dissemos, a terceirização dos serviços pode ser a solução para o tempo ocioso que vem acontecendo na sua empresa. Se esse funcionário era responsável pela entrega de documentos, de objetos e realização de pequenos serviços burocráticos, tudo isso pode ser realizado por uma empresa que facilite a contratação de motoboys autônomos, que trabalham com agilidade e segurança de acordo com as suas necessidades.

Novas tecnologias têm favorecido os serviços de motoboy, com monitoramento em tempo real via GPS e acompanhamento online do status do serviço. Assim,  há um controle sobre o tempo do serviço e o trajeto do motoboy, que só pode realizar outro serviço apenas depois de realizar a da sua empresa. Isso contribui para que o motoboy esteja na corporação dentro de poucos minutos, pronto para realizar sua tarefa.

Está convencido de que manter frotas de veículos e de motoristas na sua empresa em tempo ocioso pode ser uma perda de dinheiro? Se precisar de mais alguma orientação, escreva para a gente, nos comentários ou por contato. Até mais!

by Motoboy SP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *